Na noite desta segunda-feira, bombeiros da 14ª CIBM da cidade de Juína foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio em uma área verde nos fundos de uma madeireira que fica nas proximidades do Cemitério Municipal “São Francisco De Assis” no setor industrial.
Segundo o que relatou em entrevista o soldado Reis, há indícios de que o incêndio tenha sido provocado por um motociclista que foi visto por populares ateando fogo na vegetação.
O soldado BM lembrou que estamos na época de clima seco, sento totalmente proibido o uso do fogo nas áreas urbanas e rurais para fins de limpeza de terrenos ou outros locais, como foi o caso do incêndio ocorrido na noite de ontem, que deixou a guarnição dos bombeiros em alerta e permanecer no local realizando um monitoramento, a fim de evitar que as chamas voltem a se alastrar e atingir o pátio de uma madeireira que fica nos fundos do terreno baldio que na última sexta-feira chamou atenção do bombeiros por ter iniciado um princípio de incêndio no local.
De acordo com o soldado Reis, caso o motociclista que foi visto colocando fogo na vegetação venha ser identificado, este poderá responder criminalmente na justiça conforme o código ambiental em vigência.
Durante os primeiros meses do período de seca deste ano, os militares da 14ª CIBM atenderam várias ocorrências de incêndio tanto na zona urbana, quanto na zona rural, sendo responsável por atender 10 municípios da região noroeste e também do vale do Arinos.
O soldado Reis alertou para as pessoas que possuem áreas de manejos florestais, que fiquem em estado de alerta, pois o fogo é altamente destrutivo, devendo haver um consenso entre as pessoas da região em não usar o fogo como forma de limpeza, uma vez que o clima se encontra bastante seco e com a baixa umidade relativa do ar, a tendencia é de um pequeno foco de fogo se torne em um grande incêndio, gerando prejuízos incalculáveis para muitas pessoas.
No início da tarde de hoje, outro registro de incêndio foi registrado no município de Juína no bairro Palmiteira.
A guarnição se deslocou até o bairro e fez o controle das chamas num terreno baldio e área verde, e que devido ao vento quase se alastrou para residências próximas.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
ChuvaMín. 20° Máx. 26°
Chuva