Assessoria: Francielle Mesquita
Para tornar o trânsito cada vez mais seguro, a Nexa e a Prefeitura de Aripuanã efetivaram uma parceria para a municipalização do trânsito da cidade. A ação integra o projeto Cidade Segura, implantado em 2019 pela empresa, que tem como objetivo fortalecer ações e iniciativas em prol do desenvolvimento de uma comunidade mais segura. A municipalização do trânsito, exigida desde 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), traz diretrizes e eficiência na gestão do trânsito, segurança nos deslocamentos e qualidade na sinalização e fiscalização. Trata-se de um sistema de gestão que irá impactar no bem-estar dos usuários que compõem o trânsito.
É de responsabilidade da Nexa atuar no assessoramento e mentorias ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) e ao do Comitê de Trânsito da Prefeitura de Aripuanã, que será constituído pelo poder público, contemplando três linhas de atuação: fortalecimento do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG), Municipalização do Trânsito e a Educação no Trânsito. A iniciativa compõe o Programa de Sinalização das Vias e Normalização da Condução de Veículos Leves, como parte do Programa de Controle Ambiental (PCA), a fim de contribuir com o desenvolvimento estratégico municipal.
Após a efetivação do acordo, ocorrida no dia 5 de novembro, a administração municipal já começou a planejar ações de políticas públicas, que contribuirão para a redução do número de acidentes, educar a população e fortalecer o sistema de segurança pública. Para Silvano Peres, Presidente do CONSEG e membro do Comitê de Trânsito, a parceria trará muitos pontos positivos para a cidade. “A municipalização é necessária para organizar o trânsito local, promovendo a organização ao estacionamento, fiscalização de condutores não habilitados que colocam em risco a vida da população e também em veículos de maneira que são irregulares das formas mais variadas possíveis, além de furtos ou roubos que ocasionam um grande aumento na criminalidade na região, afirmou Silvano.
De acordo com a coordenadora de Gestão Social da Nexa, Joselle Ferreira, a organização do trânsito impacta diretamente na vivência em sociedade. “Para nós, a preservação a vida tem um valor imensurável. O nosso propósito é contribuir junto ao poder público para o fortalecimento de ações que resultem em melhorias relacionadas as garantias de segurança, bem-estar coletivo e na qualidade de vida dos moradores”, avalia.
Mobilização – Para garantir a convivência com mais respeito e segurança entre condutores, ciclistas e pedestres nas ruas e estradas, a Nexa vem fomentando ações para a segurança no trânsito desde o início da implantação do Projeto Aripuanã. O Programa “Siga Seguro: tem sempre alguém esperando você voltar” desenvolve ações educativas em parceria com o
Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a CONSEG. Também foi realizada a instalação de novas placas de sinalização na rodovia MT-208, além de uma “Mega Blitz” para orientar os moradores sobre os cuidados no trânsito e práticas para conscientização da importância da direção segura.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 26°
Chuva