Quinta, 23 de Janeiro de 2025
66 98424-2826
Saúde COVID-19

Secretário de saúde diz que não houve negligência em mortes por Covid-19 em Juína

Servidor ressaltou que a equipe que trabalha no centro de enfrentamento ao Covid, é uma equipe de profissionais extremamente preparados e dedicados que trabalham além da carga horária

27/01/2021 08h29
Por: Fernando Brunes Fonte: Juína News
Imagem: BRUNO KELLY/REUTERS
Imagem: BRUNO KELLY/REUTERS

Após um final e início de semana marcado por vários óbitos de pessoas conhecidas na cidade de Juína, no Mato Grosso, algumas informações circularam na cidade sobre possíveis negligências por parte da secretaria de saúde, e também afirmações de que estaria faltando oxigênio para os pacientes que se encontram internados no centro especializado de combate ao Covid. Um dos questionamentos levados ao poder público é sobre uma mensagem de aplicativo de celular, em que uma pessoa afirma que há racionamento desde quinta-feira passada de oxigênio devido ao baixo estoque e até mesmo o congelamento do produto que pode ter causado os óbitos dos pacientes.

Procurado pelo Juína News, o secretário municipal de saúde João Márcio Arruda (Jota Marcio), disse que não houve negligência no atendimento aos pacientes que vieram a óbito e desmentiu sobre falta de oxigênio no centro covid.

J. Márcio começou falando que a morte não tem explicação, e lamentou o índice de pessoas que vieram a óbito nos últimos dias, sendo que eram pacientes que já possuíam históricos de outras patologias anteriores, e que somado ao Covid-19, lhes causaram o óbito, e disse ainda que o momento atual é de terrorismo nas redes sociais, onde a desinformação tem sido um grande obstáculo para que os fatos verdadeiros sejam mostrados.

O secretário ressaltou que a equipe que trabalha no centro de enfrentamento ao Covid, é uma equipe de profissionais extremamente preparados e dedicados que trabalham além da carga horária e muitas vezes vão além de sua capacidade para obter êxito nos atendimentos aos pacientes com o Covid-19, e desmentiu os boatos de negligências médicas para o fato do número assustador de óbitos nos últimos dias.

Sobre a denúncia de racionamento de oxigênio, onde cogitou-se até mesmo o fechamento do centro do Covid, o responsável pela saúde J. Márcio relatou que o sistema de oxigênio existente no centro é antigo necessitando de manutenção periódica sempre, fator normal em qualquer sistema, porém afirmou que não tem racionamento e tão pouco faltou oxigênio para os pacientes do centro do Covid, que recebeu a visita de uma equipe técnica que restaurou os sistemas de respirados que estavam em manutenção na capital Cuiabá, onde eles foram reinstalados e uma verificação completa no sistema foi realizada, e que está funcionando dentro das normalidades, sendo feito a manutenção para evitar problemas futuros.

Sobre a questão do congelamento do oxigênio, J. Márcio disse que o fato se deu devido à grande demanda na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do centro do Covid-19, e as instalações que foram construídas na gestão passada não foram projetadas para atender a demanda que existe atualmente, e pelo volume de gás que passa pelos tubos, as vezes acontece o congelamento, porém, nada impediu que o oxigênio chegasse aos pacientes, e se diz tranquilo caso seja necessário a polícia civil e o ministério público estadual instaurar um inquérito para apurar tais denúncias e as mortes dos 7 pacientes mortos no fim e início de semana, e  garantiu que não houve racionamento e nem a falta de oxigênio.

O secretário afirmou que o município de Juína registrou este índice de óbitos elevados devido ao relaxamento das normas de prevenção da doença que ocorreu nas festividades de final de ano, e que muitas famílias ignoraram a existência da doença e se aglomeraram em festas e confraternizações e passeios em rios e na ilha do rio Juruena que registrou recorde de pessoas durante os últimos dias do mês de dezembro de 2020, e agora as consequências estão sendo vivenciadas com muita dor pelos familiares que estão perdendo seus ente queridos.

O secretário J.Márcio revelou que o prefeito Paulo Veronese contratou uma empresa que já está a caminho para instalar no hospital municipal “Hideo Sakuno”, um sistema de oxigênio granulado, sendo construído uma torre como depósito a fim de garantir que a população juinense não venha ficar sem o produto em momento algum.

Ele1 - Criar site de notícias