Saber como afinar a cintura é uma das maneiras mais eficientes de conseguir uma aparência atlética. No entanto, vale lembrar que cada pessoa tem as suas próprias individualidades e limitações genéticas. Muitas vezes a estrutura óssea do corpo não favorece o estreitamento da circunferência abdominal e não há nada de errado com isso.
Porém, mesmo para quem possui uma estrutura larga é possível aprender como afinar a cintura e obter uma evolução que respeite os limites genéticos. Tudo depende, basicamente, de três fatores: alimentação, treino e constância. É importante ressaltar também que, caso você esteja com um nível alto de sobrepeso, primeiro, é necessário apostar em técnicas que visam o emagrecimento e a perda de gordura corporal.
Já para quem só quer saber como afinar a cintura, consultamos o químico, educador físico e atleta profissional IFBB, Renato Cariani. O especialista revelou algumas técnicas importantes para diminuir a circunferência abdominal. Confira:
Muitas vezes a sensação de desconforto abdominal e aquela protuberância exagerada são o resultado de uma má digestão. Alguns alimentos, mesmo que saudáveis, podem ter características químicas que prejudicam o trato gastrointestinal. Um bom exemplo são as leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico. Quando consumidos em grandes quantidades, esses ingredientes podem causar gases e dilatação.
A sugestão de Cariani, além de diminuir a ingestão de pratos mais pesados, é utilizar enzimas digestivas, que vão melhorar a absorção desses alimentos. Para isso, é necessário consultar um médico ou um nutricionista, para que ele avalie a melhor estratégia. Outra opção é investir no consumo de abacaxi, fruta rica em bromelina — micronutriente com propriedades digestivas.
Outro pilar do bom condicionamento físico é o treino. Ele precisa estar ajustado aos seus objetivos e, caso a dilatação abdominal seja um problema para você, existem algumas maneiras de driblar esse incômodo. Cariani indica a realização de prancha e vacum abdominal. Nesse caso, vale a pena consultar um professor de educação física. Ele saberá prescrever a maneira mais apropriada para cada pessoa iniciar a prática dessas atividades.
Além de evitar certos alimentos e adicionar as enzimas digestivas na dieta, também é necessário prestar atenção na quantidade de comida ingerida em cada momento do dia. Se você é daqueles que costuma fazer poucas refeições, ligue o alerta. Existe uma grande chance do volume desses pratos ser maior do que a capacidade que o seu organismo tem para realizar a digestão adequada. O ideal, de acordo com Cariani, é fracionar aquilo que você ingere em seis ou sete refeições.
Muitas vezes, a dilatação da barriga não existe de fato e, para afinar a cintura, é necessário apenas adequar a postura. Preste atenção no seu caminhar. Procure manter as costas em posição ereta e o peito estufado, com os braços alinhados. “Faz bem para a coluna, melhora a estética do físico, te deixa mais imponente e alinha a tua cintura”, explica Cariani.
A cintura abdominal tem um limite ósseo — que varia de acordo com cada pessoa. As técnicas acima vão te ajudar a atingir esse estágio máximo. No entanto, dependendo do seu biotipo, é possível que isso não seja o suficiente para afinar a cintura do jeito que você quer. Nesses casos, tente aumentar a cintura escapular — aquela distância entre um ombro e outro. Para isso, o também educador físico, Leandro Twin, recomenda a musculação. Segundo o especialista, a ideia é dar ênfase ao treinamento de ombro e de dorsais. O crescimento desses músculos vai alargar a sua estrutura, causando uma desproporção com a circunferência abdominal e aumentando a sensação de cintura fina.
Terra.com.br
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva