Quinta, 23 de Janeiro de 2025
66 98424-2826
Policial Policia

PF deflagra operação de combate a grilagem em RO e MT e sequestra bens

MILHÕES EM FAZENDAS E OUTROS

10/06/2022 06h41
Por: Cilmo Santos Fonte: juinanews
cilmo
cilmo

A Polícia Federal de Rondônia deflagrou na manhã desta quinta-feira (09/06/2022), a Operação “Julius Caesar”, visando o combate a grilagem de terras no Estado. Equipes estiveram na cidade de Campos de Júlio (553 km ao Noroeste de Cuiabá), onde cumpriram mandados judiciais.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de órgão, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens em casas e empresas localizadas nos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Ji-Paraná, Porto Velho, Guajará-Mirim e na única cidade de Mato Grosso, Campos de Júlio.

Investigação

As investigações apontaram fraudes no processo de regularização fundiária de Gleba Pública Federal, localizada na área rural dos Municípios de Pimenteiras do Oeste-RO e Cerejeiras-RO.

O esquema criminoso utilizava-se de “laranjas” e falsificação de documentos para fins de obtenção indevida de títulos de domínio rurais e posterior aquisição da propriedade por grandes empresários.

Foram, ainda, determinados o sequestro de duas fazendas avaliadas em mais de 278 milhões de reais, assim como a indisponibilidade de valor equivalente a quase 125 milhões de reais.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato em detrimento da União (artigo 171, §3º, do Código Penal), falsidade ideológica (artigo 299 do Código Penal) e de invasão de terras da União (artigo 20 da Lei nº 4.947/66), cujas penas somadas ultrapassam 14 anos.

 

 

Fonte: GD

Ele1 - Criar site de notícias