Quarta, 22 de Janeiro de 2025
66 98424-2826
Política Política

Análise: Candidatos de Juína tem votação desastrosa e nenhum se elege

As eleições aconteceram neste domingo em todo o Brasil e em Juína o clima foi de tranquilidade.

04/10/2022 17h52
Por: Cilmo Santos Fonte: juinanews
cilmo
cilmo

Neste domingo (02), 23.950 juinenses foram às urnas para escolher o presidente da república e também deputados estaduais, federais, senadores e o governador. Veja abaixo nossa análise.

PARA DEPUTADO ESTADUAL

Dentre os candidatos mais votados para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso em Juína estão o ex-prefeito Altir Peruzzo (PT) com 5.960 votos, seguido de Geremias da Silva Lima (PL) com 5.939 votos, depois Zize Madeireiro (PSD) com 2.433 votos e Janaína Riva (MDB) com 1.760 votos.

Elizeu Nascimento (PL), obteve 508 votos, Norberto Junior (PL), que é morador de Brasnorte, recebeu 439 votos e Silvano Amaral 315. Destes três apenas Elizeu conseguiu uma cadeira na Assembleia.

Considerando todo o eleitorado de Mato Grosso, Altir Peruzzo obteve 12.199 votos, Irmão Geremias 7.827 votos, e Zize Madeireiro 7.215 votos. O resultado é frustrante aos candidatos, já que esperaram pelo menos 20 mil votos para tentar brigar por uma cadeira.

PARA DEPUTADO FEDERAL EM JUÍNA

Para deputado federal a candidata Mabel (PSD) foi destaque (5.461 votos), seguida de Amália Barros Santos (3.434 votos), Rosa Neide (2.835 votos) e Aélcio Moreira (1564 votos). Neste cenário apenas Amália se elegeu.

PARA SENADOR

Para senador em Juína o candidato mais votado foi Wellington Fagundes (PL) com 10.601 votos e Antônio Galvan recebeu 4.470 votos.

ANÁLISE

O desempenho em votos de Zize (PSD) foi vexatório, pois se esperava que o candidato tivesse convencido o eleitorado principalmente dos munícipios da região, já que conseguiu apoio de várias lideranças políticas. Mesmo assim o candidato não conseguiu “furar a bolha” e obteve uma votação pífia fora de seu domicilio eleitoral. Se foi mal na região, pior ainda em casa. Enquanto recebeu 4.782 votos em outros municípios, obteve apenas 2.433 em Juína. Antigos já diziam: se alguém não consegue resolver o problema de casa, como vai resolver o problema na casa dos outros? Parece que eles estavam certos.

O candidato do PL, Irmão Geremias, fez o oposto de Zize. Teve uma votação considerável em Juína, onde atualmente é vice-prefeito, mas não ultrapassou os limites do município, deu até impressão que o foco era mesmo somente Juína. Pelo menos o candidato fez o dever de casa, aqui obteve 5.939 votos, mais que o dobro de Zize, e na região recebeu apenas 1.888 votos. A grande discussão que perdurou toda campanha era, porque os dois (Zize e Geremias) não se uniram para lançar apenas um candidato, já que eles disputaram votos do mesmo “público”. Seria o ego falando mais alto?

A campanha dos dois candidatos foi marcada por ataques e baixarias promovidos por membros das duas equipes, parecia mais uma eleição municipal. O resultado já era esperado, os dois ficaram de fora. Resta agora a Geremias juntar os cacos e reconciliar com a atual gestão, pois o mesmo foi candidato sem apoio do prefeito Paulo Veronese (PSD).

Altir Peruzzo (PT) talvez tenha saído o mais frustrado de todos. Com um grande currículo de vida pública por ter sido, secretário, vereador, prefeito e até suplente de deputado, Peruzzo amargou na votação. Por pouco, mais por muito pouco, ele não perdeu em Juína para Geremias, apenas 21 votos de diferença. Em 2020, Altir perdeu a eleição de prefeito para Paulo Veronese por 12 a 8, mas agora os 8 mil votos sumiram e ele recebeu apenas 5.960 votos. Por outro lado, fez a melhor campanha fora de Juína, chegando a ter mais votos do que na própria casa, foram 6.239, totalizando seus 12.199.

Em 2020, Altir chegou a dizer que seria sua última campanha, tentou agora sem sucesso uma vaga na Assembleia, com um resultado desastroso. Será que agora o candidato vai de fato “pendurar a chuteira”?

A região perde mais uma vez a oportunidade de ter um representante no parlamento estadual. Paciência!

Ele1 - Criar site de notícias