A Receita Federal fez um alerta na última quarta-feira (14) para um novo golpe aplicado por cibercriminosos. Os criminosos estão utilizando o nome da instituição pedindo para as vítimas clicarem em links encaminhados por e-mail.
Na mensagens, os suspeitos informam que foram identificadas divergências no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e pedem para que o usuário baixe um arquivo para evitar ser multado. Automaticamente, a vítima tem seus dados pessoais invadidos, seja ele celular ou computador.
“Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais“, alerta a Receita.
O órgão ressalta que para verificar pendências no CPF ou no IR, o usuário deve sempre acessar o portal do contribuinte (e-CAC).
Além das informações básicas, basta colocar o Comprovante de Situação Cadastral (CPF), logo o usuário pode criar ou colocar a senha (ou conta do gov.br), para verificar informações como se caiu ou não na malha fina.
Em caso de dúvida basta entrar em conta com a Receita Federal da sua localidade.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva