Mais de 60 mil pessoas realizam neste domingo (5) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso, que além das 90 questões, encaram a redação. A segunda fase acontece no próximo domingo, 12.
Conforme já divulgado, a primeira prova tem 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira - e Ciências Humanas – História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A prova, que começa 12h30 – alerta para o fechamento dos portões às 12h -, tem 5h30 de duração.
Os candidatos podem sair após 2h de prova, sem o caderno de questões. Há poucos dias de completar 16 anos e cursando o 1º Ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Ribeiro se inscreveu para o seu primeiro Enem com objetivo de já ir se acostumando com a prova, além de testar seus conhecimentos.
“Eu estava nervosa durante a semana, é a minha primeira prova. Estou indo com uma expectativa baixa, quero ir para conhecer a prova, saber como o conteúdo é cobrado, disposição das matérias, entender como funciona”, disse.
Na porta da Universidade de Cuiabá (UNIC), a movimentação é grande de pessoas e o trânsito segue lento. Bruno Borges, um dos candidatos, afirmou que a expectativa deste ano é melhor do que do ano passado. “Fiz 6 meses de cursinho e acredito que estou pronto, estou pensando em Engenharia”, lembrou.
Com uma rotina de estudos de ao menos 2 horas por dia, Maria Vitória contou que neste ano vai fazer o Enem só para treinar mesmo. Apesar disso, ela afirmou que está preocupada, já que não se preparou.
“Estou me preparando para o ano que vem. Estou fazendo cursinho preparatório de Matemática e vou continuar. Confio 100% nos meus professores e a minha dica é estudar, mas sem pressão”.
Jaqueline Mayara está focada. Ela contou que a expectativa é “100% em passar”. Esse não é o primeiro Enem dela, que é formada em Moda e agora estuda Estatística na UFMT. “Quero fazer Administração. Tentei em outras áreas e não gostei. Esse é o meu 4º Enem. Não dá para desistir”.
Priscila Brasil, 30, busca sua segunda graduação e para isso, voltou aos estudos e busca uma boa nota no Enem. Ela, que já é engenheira, agora tenta ingressar no curso de Direito. “SE você tem um objetivo, pronto, você consegue alcançá-lo”, disse.
Fonte: GD