A Rússia exportou 15 milhões de metros quadrados de toras em 2020, o que representou quase 12% da madeira em tora comercializada globalmente.
Grande parte desse comércio pode chegar ao fim no próximo ano, quando uma nova lei proposta pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, proibirá a exportação de toras de fibra longa e de madeira dura de alto valor a partir de 1º de janeiro de 2022.
O governo russo também está considerando novas regulamentações destinadas a reduzir a exportação de madeira serrada de fibra longa verde. Essa regulamentação está vagamente planejada para começar também em 2022 e tem como objetivo aumentar os investimentos em fornos de secagem que produzem madeira seca para exportação.
A redução das exportações de toras e madeira verde visa estimular o processamento de valor agregado na Rússia e controlar melhor a extração ilegal de madeira.
Embora a proibição proposta ainda não seja lei, espera-se que seja implementada e transformada em lei no segundo trimestre deste ano.
Se promulgada, a lei terá um impacto mais significativo no leste da Rússia, onde cerca de 10% da madeira extraída é exportada em toras. No curto prazo, a indústria madeireira chinesa será mais diretamente afetada, já que as exportações de toras de fibra longa, principalmente do Extremo Oriente da Rússia, provavelmente serão proibidas.
De acordo com um novo estudo, a proibição da exportação de toras russas em 2022 - Implicações para a indústria florestal global , publicado pela Wood Resources International LLC e O'Kelly Acumen, a China provavelmente buscará obter mais toras de madeira de outras regiões do mundo, como Oceania, Europa e Estados Unidos. O aumento da competição por toras nesses mercados provavelmente colocará uma pressão de alta sobre os preços das toras.
Para obter mais informações sobre o estudo ou para perguntar sobre a compra do relatório de 60 páginas em formato de slide, entre em contato com Hakan Ekstrom, hakan@woodprices.com , ou Glen O'Kelly, glen.okelly@okelly.se . Um índice do relatório está disponível em seu site.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
ChuvaMín. 20° Máx. 26°
Chuva