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Justiça e Segurança Golpe

Procon de Juína alerta quanto ao golpe do boleto falso

Apesar de mais ardilosa a fraude, alguns detalhes no boleto também indicam a falsidade da transação

26/02/2021 09h57 Atualizada há 4 anos
Por: Fernando Brunes Fonte: MAURILIO JR./ Repórter em Ação
Procon de Juína; Foto - Maurilio Jr./ Repórter em Ação
Procon de Juína; Foto - Maurilio Jr./ Repórter em Ação
O golpe do boleto falso tem feito suas vítimas em Juína. Nesta semana o site Repórter em Ação conversou com autoridades para alertar a população quanto a essa prática recorrente e que ganhou espaço em Juína, cuja detecção é dificultada pelo nível das informações apresentadas pelos criminosos. 
 
Uma das vítimas ouvidas pela reportagem e que não será identificada, possuidora de financiamento de um carro, decidiu adiantar 03 parcelas do financiamento. O homem, segundo explicou Carla Francener, Procuradora do Procon de Juína, pediu diretamente via site da financiadora o boleto para adiantar o pagamento, no entanto, quem voltou a contatar a vítima foi um estelionatário que encaminhou um boleto via WhatsApp.
 
A guia apresentava todas as informações da vítima, com mudança apenas quanto ao beneficiário, detalhe esse percebido dias após efetuado o pagamento fraudulento, quando a financiadora entrou em contato com o cliente.
 
“Alguns consumidores com financiamento pedem para antecipar pagamento de parcelas, ele entra em contato com o credor, o credor verdadeiro, e pessoas pegam esses dados e entram em contato com o consumidor, sabendo toda a negociação e do pedido de antecipação das parcelas e acabam negociando com o cliente e enviando o boleto falso e o consumidor paga acreditando que está pagando a dívida dele”, alertou Carla.
 
Segundo o delegado de Polícia Civil André Luiz Barbosa o consumidor tem todo direito de ligar na empresa, em caso de não poder ir fisicamente, e questionar quanto a quem emitiu aquele boleto, e verificar a numeração que consta em seu documento impresso, evitando assim uma possível fraude.
 
Segundo a procuradora do Procon, “os consumidores têm que cuidar com essas negociações via WhatsApp porque essas financeiras e os bancos não entram em contato com o consumidor por WhatsApp!, sempre pelo próprio canal na internet, onde é necessário seu login e a senha”, ressaltou.
 
Apesar de mais ardilosa a fraude, alguns detalhes no boleto também indicam a falsidade da transação. No caso citado nesta matéria a vítima possui financiamento junto a uma empresa cuja conta está vinculada ao Banco do Brasil, no entanto, a numeração constante no boleto era 366, isto é, Banco C6 e não 011, do Banco do Brasil.
 
Segundo o site da Febran, onde se pode checar os números bancários, um boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001, do Bradesco com 237, da Caixa Econômica Federal com 104, do Itaú com 341 e do Santander com 033.

 

 
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