A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) encerrou nesta terça-feira (18.05) em Aripuanã (990 km de Cuiabá) a Operação Integrada Vitae V – Três Fronteiras, lançada no dia 12 de maio em Colniza (1.057 km de Cuiabá). Ao todo, oito pessoas foram presas em flagrante e 10 foram conduzidas para a delegacia.
A operação teve como objetivo a redução do número de homicídios e tráfico de drogas, em especial no Distrito de Três Fronteiras, Guatá e Taquaruçu do Norte em Colniza, pertencente à Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 8, com sede em Juína. Na ocasião, seis mandados de prisão e quatro de busca e apreensão foram cumpridos.
Durante o cumprimento de um dos mandados, um suspeito reagiu à ação dos policiais e acabou baleado e sendo morto no confronto. O suspeito de 33 anos morreu no local.
A operação ainda realizou a apreensão de 10 armas de fogo, de pequenas porções de drogas, dinheiro e de dois veículos, além da recuperação de um veículo roubado.
Dados preliminares da Superintendência do Observatório de Segurança Pública apontam que de janeiro a abril deste ano, oito homicídios foram registrados na Risp 8. Já no mesmo período do ano passado, este número era de duas ocorrências deste gênero.
A operação contou com a ação integrada das forças de segurança da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), Perícia Oficial e Identificação Técnica e Sistema Penitenciário.
Ao todo, 75 profissionais foram mobilizados, além de 21 viaturas e um avião do Ciopaer para o apoio à ação.
assessoria da SESP-MT.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
ChuvaMín. 20° Máx. 26°
Chuva