Quarta, 22 de Janeiro de 2025
66 98424-2826
Saúde SAUDE

Pacientes reclamam da falta de clareza e explicações em campanha de vacinação da Covid-19 em Juína

DIA "D"

26/05/2021 16h09
Por: Cilmo Santos Fonte: juinanews
cilmo
cilmo

No último sábado (22), a Secretaria de Saúde de Juína, no Mato Grosso, realizou o dia 'D' de vacinação contra a Covid-19 no município de Juína. Porém, o dia que devia ser apenas de alegria e realização, foi acometido por confusões e reclamações, principalmente de pacientes com hipertensão arterial. O que ocorreu foi que algumas pessoas que realizaram o cadastro no site da Prefeitura de Juína, não foram avisados e nem chamados para serem imunizados na data da campanha.

Muitos desses pacientes utilizaram as redes sociais principalmente durante uma transmissão ao vivo na página do Juína News no facebook para reclamar que fizeram o cadastro e que sequer receberam algum telefonema ou uma resposta da secretaria sobre a vacinação.

A Coordenadora da Atenção Básica do município, Thais Bergamin Lima, esclareceu ao Juína News que os pacientes que não foram contatados por telefone para se vacinarem no dia ‘D’, são pessoas que mesmo com a comorbidade hipertensão, não se encaixam nesse momento no plano de imunização nacional.

“Aos pacientes que não tiveram contato via telefone, ou via WhatsApp, detectamos que os laudos médicos precisam constar, principalmente em casos de hipertensão, outra lesão ou comorbidade associada. Porque quando falamos apenas pressão arterial sistêmica, são pacientes grau 1, grau leve e de acordo com o plano de imunização nacional, essas pessoas não que estão inclusas nesse momento”, explica ela.

A Coordenadora ressalta ainda, que se você é um paciente que possui outra comorbidade associada, ou que já fez algum procedimento cirúrgico, que o enquadra nesse grau de hipertensão, deve retornar ao médico para uma reavaliação e emissão de um novo laudo.

“A vezes a pessoa esqueceu de relatar isso ao médico, que tem outra comorbidade associada ou que já fez outro procedimento. É só vir na prefeitura, que fazemos essa atualização no sistema, para que eles tenham esse cadastro ok e poderem ser vacinados".

Mas hoje, quem pode ser imunizado? Thais Bergamin Lima, destacou que pacientes com doenças raras, como doença de Crohn, pacientes com doenças genéticas que podem vir a ter agravos também estão inclusos nessa nova fase de atualização do plano de imunização do plano nacional. Pessoas com paralisia cerebral, doenças neurológicas que causam alterações motoras, cardiopatas, diabéticos, pacientes com talassemia e anemia falciforme devem ser vacinados. Assim como, pessoas com obesidade mórbida, com asma grave e que fazem uso de determinados medicamentos já podem vacinar.

“Procurem a Unidade de Saúde para que possam ser consultados e que o médico ao avaliar o seu quadro, possa emitir o seu laudo”, finaliza ela. Questionada ainda sobre a falta de vacinas para a segunda dose da Coronavac, a Coordenadora esclareceu que a Secretaria está aguardando o envio das vacinas pelo Governo do Estado até o fim dessa semana.

“Chegou uma remessa nesse sábado, mas não contemplava a do Coronavac, contemplava outras doses”, disse ela. Se você é um paciente que possui alguma dessas comorbidade que fazem parte do plano de imunização e já detém do laudo médico, basta fazer o cadastramento pelo site da Prefeitura Municipal, que a equipe entrará em contato com você.    

Ele1 - Criar site de notícias