Sexta, 24 de Janeiro de 2025
66 98424-2826
Geral GERAL

Profissionais do setor de eventos pedem ‘socorro’ ao legislativo de Juína

Há quase 01 ano e 07 meses sem realizar eventos, profissionais procuraram a câmara municipal de Juína em busca de solução

01/07/2021 21h21
Por: Cilmo Santos Fonte: juinanews
cilmo
cilmo

Desde o início da Pandemia do Covid-19 que começaram as restrições a festa e eventos em março de 2020, a classe dos profissionais e promotores de eventos, buffets, empresas de decorações, garçons, cozinheiras e muitos outros profissionais que vem sofrendo com a falta de trabalho sendo que muitos estão passando por dificuldade financeiras.

Antes do início da sessão ordinária na câmara de vereadores de Juína que ocorreu na noite desta segunda-feira, profissionais do setor de eventos se reuniram para reivindicar junto aos parlamentares municipais o direito de voltar a trabalhar de forma gradativa como ocorreu em outras cidades que já estão realizando algumas modalidades de eventos de forma remota.

Andreia Felber, promotora de eventos, falou sobre alguns eventos que não deixaram de acontecer mesmo na Pandemia, enquanto as classes de profissionais foram praticamente esquecidas, tendo recebido apenas alguns recursos da lei Aldir Blanc. Entretanto com um quadro de 11 funcionários a solução foi dispensar a maioria para que procurassem outros meios de trabalho.

O cantor Yan Coutinho disse que todos os colegas vêm enfrentando dificuldade em se manter e manter as contas em dia, uma vez que a esperança é de que se permita a volta ao trabalho com segurança obedecendo todos os protocolos.

DJ Luiz MT desabafou durante a reunião, ressaltando que durante algum tempo foi debatido em grupo a necessidade de se buscar uma posição firme para a resolução do problema, e se diz triste pelo abandono da cultura do município, que não tem buscado alternativas de ajuda para a classe dos autônomos, e com mais de 10 anos de profissão, essa é a primeira vez que vem enfrentando tamanha dificuldade, porém, acredita que após a reunião algo será feito em favorecimento da classe.

A secretária adjunta de cultura do município de Juína, Gecilda Alves, participou da reunião, ela tem empresa de decoração e disse se solidarizar com as reinvindicações justa dos colegas, que sofrem com as medidas de um decreto Nº874 do governo do estado que impede o retorno dos trabalhos dos profissionais liberais as atividades, uma vez que se houver uma modificação no parágrafo 4º, todos poderiam voltar a exercer a profissão dentro das normas de biossegurança.

Gecilda disse ainda que secretaria municipal de cultura tenta através do secretário de cultura do estado, recursos através de projetos para garantir a sobrevivências desses profissionais, porém, o município se encontra sem recursos para investimentos, devido aos gastos na saúde que vem ocorrendo com os muitos casos da Pandemia da Covid-19.

O presidente da câmara municipal de Juína Zulmar Curzel, popular ‘Carequinha’ disse ser sabedor das dificuldades dos profissionais autônomos, e prometeu uma solução junto ao executivo municipal e também com o Ministério Público, para que se possa liberar eventos dentro das normas de biossegurança.

Os profissionais liberais organizaram um abaixo assinado que teve a assinatura de mais de 200 pessoas no município pedindo a revisão do decreto estadual e permissão para voltar ao trabalho.

Ele1 - Criar site de notícias