Quinta, 23 de Janeiro de 2025
66 98424-2826
Geral GERAL

Comunidade escolar da 09 de maio em Juína coloca secretário de educação contra a parede e pede esclarecimentos sobre municipalização

esclarecimentos sobre municipalização

30/10/2021 15h34
Por: Cilmo Santos Fonte: juinanews
cilmo
cilmo

Foi realizada na noite desta quarta-feira uma reunião nas dependências da E.E. 09 De Maio localizada no bairro Palmiteira, com a participação de membros da secretaria municipal de educação, comunidade escolar, pais e professores da Escola 09 de Maio, cujo objetivo foi discutir sobre o processo de municipalização já decretado pelo governador Mauro Mendes.

Durante a reunião muitas questões foram levantadas a fim de que o secretário municipal de educação, professor Ericson Leandro De Oliveira, esclarecesse para a comunidade sobre o futuro da escola e também dos alunos do 3º ao 9º ano que com a municipalização terão que buscar vagas em outras escolas fora do bairro.

Muito indignada, a comunidade escolar discorreu as principais dificuldades e as consequências que terá com a municipalização da escola e colocou o secretário municipal de educação contra a parede.

A senhora Carina Pereira Gonçalves, que é moradora do bairro Padre Duílio participou da reunião, onde destacou que é mãe de 05 filhos que estudam na E.E 21 De Abril, ficando o filho mais velho que cursa ensino fundamental, levar os demais irmãos para a escola e creche, e no caso de haver a municipalização, as séries iniciais serão centralizadas na E.E. 09 De Maio, fazendo com que parte de seus filhos passem a estudar em uma escola fora do bairro, tornando inviável para o filho mais velho ter que levar os irmãos até o bairro Palmiteira e voltar em seguida para estudar no bairro Padre Duílio, perdendo praticamente uma hora aula todos os dias.

A aluna Kamylla De Oliveira Stum que também é presidente do grêmio estudantil da E.E. 09 De Maio disse estar com bastante dúvidas em relação ao futuro incerto dos alunos, que terão transportes públicos para buscar vagas em outras escolas somente pelo período de um ano, ficando o restante dos anos do projeto de municipalização totalmente sem apoio algum.

A diretora da E.E. 09 De Maio, professora Celimara Solange Da Silva O. Curbelo disse que ainda não foram notificados oficialmente sobre o processo de municipalização, e acredita que há tempo de lutar para impedir a municipalização que vem sendo feita de forma compulsória e vertical, não levando em conta a existência da unidade escolar que existe a mais de 32 anos no bairro, e que em nenhum momento a comunidade escolar foi consultada sobre o processo de municipalização, sendo que a SEDUC informou que a municipalização ocorreu a pedido da secretaria municipal de educação junto a secretaria de estado, porém, o secretário Ericson negou a afirmativa.

Celimara lamenta que uma decisão de gabinete venha a comprometer a vida dos moradores da cidade de Juína sem que ninguém tenha sido consultado, e explicou que os alunos do ensino fundamental que irão cursar do 3º ao 9º terão que procurar outras escolas longe do bairro.

O secretário municipal de educação, professor Ericson Leandro De Oliveira, reafirmou que a municipalização partiu de um decreto, e que irá levar as reinvindicações da comunidade até o prefeito Paulo Veronese, que deverá discutir com o governador e o secretário de estado, pois o não cumprimento de um decreto, é algo a ser bastante discutido, porém caberá aos representantes políticos da esfera estadual deliberarem e decidir sobre o assunto, e disse que é necessário ouvir a necessidade do bairro e ofertar uma educação de qualidade, uma vez que esse processo não é executado somente em sala de aula.

Também esteve presente na reunião o diretor do Sintep sub-sede de Juína, professor Gilvano Teixeira Bastos, e durante entrevista afirmou que o sindicato vem tentando contra a política de redimensionamento dos governos do estado que insistem em se livrar de um orçamento mais pesado, passando a responsabilidade para o município sem pensar no impacto gerado nas comunidades escolares, e ressaltou que pretende buscar apoio junto aos parlamentares do estado para derrubar o decreto, e defende a tese de que os alunos devem sim ter educação de qualidade, porém, perto do local onde reside e com toda segurança.

Participaram da reunião os vereadores: Aélcio Moreira, o Neguinho borracheiro, Vanderlei Monteiro, o Delei Locutor, Sandro Cândido, Fabiano Aurélio Ribeiro, o Bil do módulo – 4, Ronicleiton Da Silva Santana, o Roni da Padre Duílio e Ildamir Teixeira de Farias.

Lembrando que ontem MP requereu suspensão de Decreto que transfere ônus aos municípios, confira aqui a matéria: MP requer suspensão de Decreto que transfere ônus aos municípios.

Ele1 - Criar site de notícias