O grupo será presidido por Telêmaco Brandão e terá como vice Cristovam do Espírito Santo Filho, ambos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e com postagens nas redes sociais contra o comunismo, a obrigatoriedade da vacina e o “modelo de governança chinês” no mundo. Porém, o pensamento conservador já não tem mais liberdade e foi alvo de diversos ataques de esquerdistas.
Algumas entidades divulgaram até mesmo notas de repúdio. A Associação Goiana da Advocacia Sindical Obreira (Asind) e o Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati), por exemplo, entendem que a criação da nova comissão institucionaliza, no âmbito da OAB-GO, “um canal de manifestação e propagação dos pensamentos conservadores, reacionários composto por pessoas que se manifestam nas redes sociais difundido discurso de ódio, divisão da sociedade, que só leva ao acirramento e a polarização sem nenhum benefício para o estado democrático de direito”.
Nas redes sociais, os ataques não foram diferentes. Esquerdistas utilizaram a criação da comissão até para relembrar a “ditadura militar” em uma relação completamente sem nexo.
A assessoria da entidade disse que “a OAB é um espaço de pluralidade” e que “várias outras comissões serão criadas e instaladas nos próximos dias”, em parte atendendo a compromissos de campanha de Lara, que tomou posse em janeiro deste ano. Segundo a assessoria, há também proposta de Comissão da Advocacia Progressista.
A OAB-GO informou que as comissões têm a função de assessorar o conselho e a diretoria. “Entende-se que essas duas comissões poderão trazer subsídios nesse amplo espectro para discussão de temas polêmicos e antagônicos”, afirma.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas