Levantamento feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística aponta prejuízo de R$ 1,2 bilhão com roubo e furto de cargas no Brasil em 2022. “O roubo de carga já quebrou milhares de transportadoras no Brasil”, frisa o vice-presidente de segurança da entidade, Roberto Mira.
No entanto, os dados da associação mostram que houve uma redução de 9,1% nos roubos e furtos de cargas em todo o território nacional entre 2021 e 2022. Ao longo do ano passado, foram registrados mais de 13 mil crimes deste tipo no país. Apesar da queda, algumas regiões sofrem com o alto índice. O Sudeste está no topo da lista e segue concentrando o maior número de casos representando 85,18% das ocorrências.
Na sequência vem as regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). De acordo com Roberto Mira, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística tem acompanhado de perto a situação dos roubos de cargas há mais de 25 anos.
Ele diz que a cada ano os números deste crime caem e frisa, que para isso, as empresas de transporte e até mesmo os motoristas autônomos podem ajudar instalando serviços de rastreamento e monitoramento por câmeras.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva