Policiais militares ambientais fecharam três áreas de garimpo ilegal, esta semana, nos municípios de Apiacás e Paranaíta (512 e 362 quilômetros de Sinop) após alertas da plataforma ambiental. Em um dos casos foi registrado uma multa de R$ 709 mil, por crimes ambientais. Em dois casos ainda serão calculados após identificação total das áreas.
Na zona rural em uma fazenda de Apiacás, as guarnições se dividiram em dois grupos, enquanto um deslocou até a sede da propriedade e foram recebidos por um homem, outra equipe foi até a área de garimpo. Neste momento, segundo o boletim, vários suspeitos tentaram fugir pela mata, sendo um deles o motorista da máquina escavadeira.
Outros suspeitos tentaram fugir em motocicletas, entretanto acabaram abordados pela equipe que estava na sede da propriedade. Um casal que tentou fugir em uma caminhonete também acabou abordado. Ao ser questionado o porquê estava fugindo, o homem relatou que era responsável por uma das dragas e pelo fato de não ter nenhuma documentação sabia que estava cometendo ato ilegal.
Outros nove suspeitos que estavam trabalhando no local também foram detidos, conduzidos a delegacia de Polícia Civil e autuados em flagrante. Os policiais apreenderam uma escavadeira hidráulica, três balanças de precisão e dois rádios. Foram destruídos no local seis motores estacionários (dragas) e um gerador elétrico.
Já no município de Paranaíta dois locais foram identificados por degradação do ambiente e extração de minério ilegal. Foram apreendidos duas escavadeiras hidráulicas, quatro motores estacionários, um gerador de energia e um motor bomba de alta pressão. Um homem acabou detido em uma das áreas, enquanto no outro ponto de exploração ninguém foi encontrado.
Fonte: Só Notícias/ Kelvin Ramirez
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva