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Com a construção da ponte no rio Juruena, MT-208 terá novo traçado

Novo traçado está dividido em dois trechos de 24 e 34 quilômetros, respectivamente

19/10/2023 06h53
Por: Cilmo Santos Fonte: NATIVA NEWS
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Com a construção da ponte sobre o rio Juruena, uma das obras mais aguardadas na região norte, entre os municípios de Nova Bandeirantes e Cotriguaçu, foi necessário também fazer um novo traçado para a rodovia MT-208, partir do Distrito de Japuranã, para encurtar o trajeto. 

A construção está inserida no mesmo pacote da obra da ponte do rio Juruena e já está em execução. As informações são de Ruy Nogueira Vieira, Gerente de Contrato do Consórcio Juruena, entidade que está à frente da execução do projeto. 

Seis empresas fazem parte do conglomerado formado pela a Conata Engenharia, Infracon, Construtora Itamaracá, CM Marins, Vereda Engenharia e CREAR Engenharia S.A. Segundo o gerente, o consórcio foi montado através de uma contratação de empresas via edital, todas oriundas de Minas Gerais e com ampla experiência no mercado. 

De acordo com ele, a projeção em tempo estimado para a obra ficar pronta é de 36 meses de contrato, tendo o seu início em 13 de abril deste ano, com o trabalho acontecendo dentro da normalidade. “Já estamos com o cronograma em andamento dentro do previsto”, afirmou. 

A ponte do Rio Juruena será a maior de todo o Estado de Mato Grosso, sendo um referencial para a região, ligando a região com os Estados de Rondônia e Amazonas. “Hoje temos entre 130 e 140 funcionários em nome do Consórcio Juruena”, diz Ruy Nogueira sobre as vagas de trabalho que foram abertas com a obra. 

No entanto, como é uma obra complexa, é necessário também a contratação de funcionários indiretos. “Temos também mais de 100 pessoas que são contratadas prestando serviços de terraplanagem, serviços de sondagens e furacões. São empresas que prestam serviços para a gente”, disse. Somando todos os empregos diretos e indiretos, de acordo com ele, são cerca de 400 colaboradores, que fazem parte do elenco de profissionais ligados diretamente ao projeto, oriundos de várias regiões do país.

 “Temos pessoas do Brasil inteiro. Nós temos gente do Sul, do Norte, Nordeste e Minas Gerais. Mas temos também um contingente muito grande de pessoas aqui da região”, observa Ruy.

A obra. Segundo ele, não chegou ainda na sua principal fase, o que provavelmente será atingido no próximo ano, podendo demandar um número maior de vagas de trabalho, estimado em 500 pessoas. 

Novo traçado- Uma estratégia adotada pelo Consórcio Juruena foi dividir em dois trechos o novo traçado da rodovia MT-208 até a chegada no local onde está sendo construída a ponte do Rio Juruena. O encurtamento da distância é de 24 quilômetros, partindo da entrada de Japuranã. 

O projeto buscou trazer um novo traçado para a rodovia MT-208 partindo do distrito de Japuranã, sendo necessário o processo de desmate. “Determinamos como ‘Estaca 0’, o ponto de partida na entrada de Japuranã. São 24,58 quilômetros de estrada indo até o rio Juruena, onde está a execução da ponte”, explicou o representante do consórcio. 

Ruy explica que a ponte do Rio Juruena, com os seus dois acessos, são 24 quilômetros de Japuranã até a ponte e os 34 quilômetros do lado contrário, que vão dar acesso para a ponte, incluindo o encabeçamento”, detalha. Neste cenário algumas propriedades ao entorno do projeto, tiveram que ser abertas para o novo traçado, que é totalmente diferente do atual percurso até a chegada na balsa, utilizada para travessia de veículos para o município de Cotriguaçu. 

foto: Célia Regina/Nova Bande Hoje

“O nosso projeto não faz uso da rodovia que faz acesso até a balsa. Optamos por um traçado diferente. O único traçado utilizado é de 7 quilômetros, partindo de Japuranã até a entrada da Fazenda Juventude, um trecho com um pouco mais de 20 quilômetros até a balsa. É uma nova estrada dentro do projeto que foi feito com desmatamento e licença ambiental”, disse. 

Conforme Ruy, foram motivos técnicos para a escolha do novo traçado da MT-208. “Esse local foi escolhido porque é onde o rio é mais estreito. Para executar uma ponte dessa no local em que está a balsa, seria uma ponte muito maior, sendo inviável o custo”, observa.

 

Com inf. do Nova Band Hoje

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